BRAGA

BRAGA -

Galeria de arte de Braga ultima preparativos para mostrar exposição de João Tabarra

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A zet gallery, em Braga, inaugura este sábado a exposição “Teimosamente persisto em adorar a liberdade”, do autor português João Tabarra, com curadoria de Helena Mendes Pereira, cujo título foi inspirado numa expressão do poeta francês Arthur Rimbaud.

A exposição, que também pretende comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos, consiste numa reflexão sobre o presente e o futuro de um país que “parece perder-se nos muros labirínticos de um passado triste em que terá ficado aprisionado”, segundo Helena Mendes Pereira.

João Tabarra, conhecido pela sua voz atenta, interventiva e livre, recorre à fotografia, ao vídeo e ao texto, como forma de pensamento e de construção da narrativa que as imagens traduzem.

“Com um corpo de trabalho coerente e nunca apressado, sempre na iminência do que é político e do que é tomada de posição, a poesia visual do artista traduz-se numa plasticidade de escala humana, com forte recurso à autorrepresentação, em que as metáforas se confundem com semióticas simples e de leitura clara”, acrescenta a curadora.

Memória, tempo, luta, nascimento e morte são conceitos que consubstanciam a escolha de quinze obras, algumas delas inéditas, e todas elas em torno dos conceitos de liberdade, numa exposição biográfica, onde protagonizam os pais de João e até o seu próprio corpo, entre outros.

A exposição estará patente até 06 de julho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.