BRAGA -

BRAGA - -

Gnration e INL apresentam Akhromology até 28 de Setembro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O gnration, em parceria com o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, apresenta, até 28 de Setembro, na galeria INL, Akhromology, uma instalação audiovisual pela artista escocesa Florence To, fruto de residência artística no âmbito do programa Scale Travels.

Durante o período de residência artística que levou a cabo no INL -Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Fevereiro deste ano, a artista escocesa Florence To trabalhou com investigadores do grupo de Nanofotónica, participando em diversos processos de observação de nanomateriais envolvendo a interacção entre luz e matéria.

Durante estes processos, a artista constatou que as metodologias utilizadas na investigação nano não se revestiam apenas de um carácter científico, mas também, na sua perspectiva, de uma riqueza artística por descortinar.

PUBLICIDADE

Akhromology, a instalação que agora apresenta, em estreia absoluta, como resultado dessa mesma residência artística, reinterpreta o processo sensorial do acto de investigação.

Apelando aos sentidos de visão e audição, a instalação parte das técnicas de pesquisa para demonstrar o espaço onde decorre a investigação e onde a teoria, o processo, a intuição e a memória emocional se fundem com os ambientes sonoros do laboratório.

No seu percurso artístico, Florence To desenha e produz instalações sonoras e de luz, criando gráficos generativos de movimentos com um forte foco no desenho espacial e arquitectónico para projectos site-specific. Para além de explorar os efeitos cognitivos e emocionais, e como estes são experienciados no espaço, faz ainda pesquisa em neurociência para recolher matéria relacionada com as vibrações. Florence realizou já residências artísticas em reputadas instituições como a Société des Arts Technologiques (SAT), no Canadá, e a Société des Arts Technologiques, na Irlanda.

Entrada livre.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS