PAÍS

PAÍS -

Governo apoia comércio, restaurante e cafés até 5 mil euros, 80% a fundo perdido

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai apoiar as microempresas, em particular dos sectores comercial e restauração, com verbas em 80% a fundo perdido para despesas com o cumprimento de normas de segurança e de higienização. As candidaturas abrem a 11 de Maio.

António Costa referiu-se a este programa no final da sua intervenção no Palácio Nacional da Ajuda, após a Confederação do Comércio e Serviços e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) terem assinado um protocolo de cooperação para boas práticas no combate à propagação da covid-19.

“Damos um novo passo de criar um programa especificamente dirigido às microempresas e, em particular, às dos sectores comercial e da restauração, tendo em vista apoiar em 80% a fundo perdido despesas entre 500 e os cinco mil euros que sejam realizadas com a aquisição de material de protecção individual para os trabalhadores e higienização dos locais de trabalho”, declarou o líder do executivo.

Neste ponto, o primeiro-ministro referiu que o programa, no que respeita a comparticipações por parte do Estado, “também se estenderá a um conjunto de outros investimentos que as empresas serão chamadas a fazer nos termos do protocolo com a Direcção-Geral da Saúde”.

“Sabemos que o cumprimento das normas de segurança vai representar custos acrescidos. Por isso, para mantermos as empresas vivas e os postos de trabalho, e para preservamos o mais possível o rendimento, o Governo tem vindo a adoptar um conjunto de medidas que visam assegurar liquidez às empresas”, defendeu.

Já o Nelson de Souza, ministro do Planeamento, especificou que as candidaturas aos novos apoios estão disponíveis a partir de 11 de Maio, sendo que os apoios, a fundo perdido, serão de cinco mil euros, no máximo, por empresa. O processo de candidatura, promete, será simplificado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.