PAÍS

PAÍS -

Governo aprova diploma sobre tempo de serviço dos professores

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, um conjunto de medidas com impacto no tempo de serviço dos professores, com o objectivo de corrigir as assimetrias decorrentes do congelamento da carreira docente.

O diploma do Governo prevê medidas para “acelerar as progressões dos docentes afetados pelos dois períodos de congelamento, entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2017”.

De acordo com o ministro da Educação, João Costa, “o diploma prevê três soluções que visam acelerar o desenvolvimento da carreira” para os professores, que vão recuperar o tempo de serviço. O Governo prevê que “no mínimo 60 mil professores” consigam “atingir os três níveis mais altos” de serviço.

“O diploma é uma resposta face aquilo que têm sido as reivindicações dos professores. Temos que olhar não apenas para esta carreira, mas para o universo da administração pública. Os professores foram afetados de forma diferente durante os últimos anos”, afirmou o ministro da Educação.

O documento prevê que os professores recuperem o tempo em que ficaram a aguardar vaga nos 4.º e 6.º escalões a partir do ano de descongelamento (2018), que fiquem isentos de vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, além da redução de um ano na duração do escalão para aqueles que também ficaram à espera de vaga, mas já estão acima do 6.º escalão.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.