PAÍS

PAÍS -

Governo equaciona extensão do lay-off simplificado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Conselho de Ministros prepara-se para aprovar na próxima semana o Programa de Estabilização Económica e Social, com o prolongamento do lay-off simplificado além de Julho, período que até ao momento está estipulado. A informação é adiantada pelo ministro de Estado e da Economia ao semanário Expresso.

Pedro Siza Vieira explicou, numa entrevista ao semanário, que a iniciativa deve abranger as empresas que registaram as maiores quebras de facturação.

A ideia do executivo é fazer cumprir vários modelos em simultâneo: o lay-off simplificado aplicar-se-á a empresas que tiverem de continuar fechadas, com 66% dos salários auferidos; a extensão do lay-off para empresas com descidas acentuadas de facturação e o apoio à retoma para os negócios que já registaram melhorias.

O semanário Expresso sinaliza ainda os escalões dos apoios. Empresas com quedas de 40 a 60% receberão pelo menos 83% do salário já a partir de Agosto. No caso das empresas com quebras acima dos 60%, os trabalhadores receberão no mínimo 77% dos ordenados.

Em Outubro, as empresas do primeiro grupo passarão a receber pelo menos 88% dos salários. Já os trabalhadores do segundo grupo de empresas passarão a receber 92% dos salários. O regime diminuirá o encargo da Segurança Social, já que as empresas pagarão as horas de trabalho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.