VILA VERDE

VILA VERDE -

Grupo de Jovens de Vilarinho realizou acção de limpeza pela freguesia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Grupo de Jovens de Vilarinho realizou uma iniciativa de responsabilidade ambiental por forma a promover uma «limpeza à freguesia», de seu nome “Lixo no chão? Em Vilarinho não!”. A acção promovida pelo Grupo de Jovens está alinhada com a iniciativa mundial “Plastic Free July”, que visa «sensibilizar para o consumo excessivo de plástico e as suas consequências nefastas para o ambiente».

Segundo explica o grupo, «a ideia surgiu no ano passado, em Setembro, quando estávamos a delinear o nosso plano de actividades para 2021. Fruto da pandemia e do confinamento, alguns elementos do nosso grupo passaram a ter o hábito de caminhar pela freguesia e, nessas caminhadas, começaram a aperceber-se do lixo que havia espalhado pelo chão. Com o evoluir da pandemia, aumentavam também as máscaras espalhadas um pouco por todo o lado. Assim, pensamos em fazer uma limpeza à freguesia mas, como sabíamos que em Julho se assinalava esta iniciativa mundial de sensibilização para o consumo de plástico, optamos por agendar a actividade para esta altura e fazer um dois em um: sensibilizar para o facto de nunca se deitar lixo para o chão, ao mesmo tempo que incentivávamos à reciclagem».

Organizados em grupos e em dias distintos, os jovens percorreram os diversos caminhos de Vilarinho para apanhar o lixo acumulado no chão. Procederam à separação do mesmo, aproveitando a ocasião para sensibilizar as pessoas com que se foram cruzando.

PUBLICIDADE

Desta recolha resultaram «14 sacos de lixo, sendo metade só de plástico». Foram encontradas, maioritariamente, «garrafas, embalagens de iogurtes líquidos, máscaras, sacos de plástico, latas e ainda embalagens de tabaco».

«As zonas de estrada principal foram as mais críticas. Claramente os carros em andamento atiram lixo para o chão o que, na nossa opinião, em pleno ano de 2021, é inadmissível, é de uma falta de civismo e responsabilidade ambiental», revela o grupo.

“LIXO NO CHÃO? NA NOSSA FREGUESIA NÃO!”

Conscientes da necessidade crescente da «protecção ambiental e da adopção de comportamentos sustentáveis e ecológicos», o grupo criou o desafio “Lixo no chão? Na nossa freguesia não!” e desafiou três outros grupos do concelho a implementar esta acção nas suas freguesias. Os nomeados são o Grupo de Jovens de Barros, o Grupo Shalom de Vila Verde e a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Sande.

«Estamos expectantes e confiantes de que os grupos nomeados irão aderir à iniciativa. O objectivo é que depois possam partilhar a acção nas redes sociais e desafiar mais três grupos a fazer o mesmo. No fundo, pretendemos criar uma corrente de protecção do nosso concelho e do nosso planeta. A acção de cada um de nós faz toda a diferença e nós, grupos organizados, temos de ter consciência de que podemos e devemos fazer a diferença na nossa comunidade e no nosso planeta. Somos jovens e precisamos de lutar pela sobrevivência das gerações futuras. O futuro está nas nossas mãos, pelo que temos de agir e fazer com que os outros também o façam», conclui o grupo.

Depois da freguesia limpa e de mais grupos desafiados a fazer o mesmo, os promotores da acção afirmam ainda que «não pensem que isto já terminou, pois esta nossa iniciativa não vai ficar por aqui. Ainda teremos uma surpresa mais para o final do mês/início do próximo, que irá servir como ação interventiva e de sensibilização na nossa comunidade, basta acompanharem o resultado nas nossas redes sociais».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.