VILA VERDE - Grupo de jovens franceses do Intercâmbio Cultural Jovem visitou o Município

VILA VERDE -
Grupo de jovens franceses do Intercâmbio Cultural Jovem visitou o Município

Um grupo de jovens que se encontra a realizar um Intercâmbio Cultural Jovem pelas zonas de Vila Verde e Braga foi esta tarde recebido no Município de pela vereadora da Educação, Júlia Fernandes.

Com idades entre os 12 e os 14 anos, os jovens são naturais de Ivry, uma comuna em França, e foram convidados a participar no projecto, orientado por Rogério Malheiro, em parceria com a associação francesa “Os alegres do norte”, o Município de Vila Verde, o Município de Ivry, a União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, e a CPCJ de Vila Verde.

Na sessão de boas-vindas, Júlia Fernandes deu a conhecer ao grupo as «potencialidades culturais, turísticas e económicas do concelho» e todo o processo que envolveu a criação da marca Namorar Portugal, «um dos melhores exemplos da junção do empreendedorismo e da criatividade com a tradição, neste caso os motivos dos Lenços de Namorados que inspiram mais de 60 empresas a produzir produtos que conciliam a tradição com a modernidade e a contemporaneidade».

PUBLICIDADE

No intercâmbio estão inseridos alguns jovens do concelho de Vila Verde, que se disponibilizaram «a dar a conhecer a região e a partilhar momentos e ideias, fazendo, assim, um total de 35 participantes, entre portugueses e franceses».

Este projecto assenta, essencialmente, na vertente pedagógica e tem como objectivo «dar a conhecer algumas das regiões do Minho, ao mesmo tempo que se vão realizando actividades lúdicas como peddy paper’s, caminhadas rurais, entre várias outras, que proporcionam experiências diferentes e enriquecedoras», pode ler-se em nota enviada pelo Município.