O ex-presidente e candidato do PSD nestas eleições autárquicas à Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, suspendeu o mandato por um período de três meses, já não tendo marcado presença na primeira reunião do novo executivo, que é liderado pelo independente Carlos Silva.
“Em representação do PSD esteve presente a vereadora eleita, Marina Cardoso, e Alexandra Vilar, em regime de substituição do vereador Octávio Dimas. O vereador Guilherme Emílio, informou o presidente da autarquia, apresentou um pedido de suspensão de mandato por um período de três meses”, refere uma nota divulgada pela autarquia, que dá conta da realização da primeira reunião, que aconteceu esta quarta-feira de manhã.
Guilherme Emílio, então vereador e número dois na lista do PSD à Câmara de Esposende, assumiu em agosto do ano passado as funções de presidente do município, depois da renúncia apresentada por Benjamim Pereira, que saiu para a presidência do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Nestas eleições foi escolhido como cabeça de lista do PSD, o que abriu uma clivagem interna, com o então presidente da Assembleia Municipal também eleito pelos social-democratas, Carlos Silva, a demitir-se de funções e abandonar o partido, assumindo uma candidatura independente à liderança do município.
No dia 12 de outubro, o movimento de Carlos Silva saiu vitorioso do ato eleitoral, tendo ganho com maioria absoluta, com 49,84% dos votos, o que lhe garantiu quatro mandatos no executivo camarário, enquanto o PSD (35,05%) ficou com três.
TRABALHO “SEM HESITAÇÕES”
De acordo com o município, numa breve intervenção antes de iniciar os trabalhos da primeira reunião deste mandato, Carlos Silva começou por saudar “todos os esposendenses, sem qualquer exceção, que, com o seu voto, permitiram a eleição destes órgãos autárquicos”, felicitando também todos os autarcas eleitos, na certeza de “todos darão o melhor na defesa das populações e do desenvolvimento do nosso concelho no geral e de cada uma das suas freguesias, em particular”.
O autarca refirmou o compromisso do projeto sufragado nas eleições autárquicas de dar o seu melhor, “sem hesitações nem quebra de motivação”, com vista à melhoria da qualidade de vida dos esposendenses, ao desenvolvimento sustentável do concelho e à sustentabilidade económica do comércio, da indústria e dos serviços locais.
Dirigindo-se à oposição, Carlos Silva apelou para que seja “firme e interventiva e construtiva, porque, para lá das divergências de projetos”. “há algo que está acima de todos, que é o desenvolvimento da nossa terra e o bem-estar dos nossos cidadãos”, salientou.
AURÉLIO NEIVA É O VICE
Além da delegação de competências no presidente da Câmara Municipal, foi aprovada a designação dos vereadores a tempo inteiro: Aurélio Neiva, que assume as funções de vice-presidente, Paula Cepa e Fátima Escrivães, bem como a designação dos elementos para o Gabinete de Apoio à Presidência.
As reuniões de executivo camarário ocorrerão à quinta-feira, sendo que a primeira do mês é sempre pública.






