REGIÃO

REGIÃO -

Guimarães conclui testes de rastreio a utentes e funcionários de lares esta semana

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Guimarães prevê concluir este sábado os testes de rastreio ao covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares.

Em comunicado, a autarquia afirma que o processo de testagem dos idosos “continua a decorrer a bom ritmo”, ao mesmo tempo que se realizam os testes aos funcionários destas instituições em articulação com a Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa, através do Agrupamento de Centros de Saúde.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia, o protocolo de colaboração com Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira, “aumentou a capacidade de resposta na realização de testes de rastreio à covid-19” para os cerca de mil idosos dos lares do concelho.

Em comunicado, a autarquia afirma que o processo de testagem dos idosos “continua a decorrer a bom ritmo”, ao mesmo tempo que decorrem os testes aos funcionários destas instituições e que ficará completo esta semana, em articulação com a Segurança Social e Cruz Vermelha.

“Este protocolo resulta da necessidade de testar com maior celeridade a população mais idosa e vulnerável, e soma às unidades de rastreio existentes, complementando o trabalho das autoridades regional e nacional de saúde”, lê-se no comunicado.

Em Guimarães, recorde-se, foi criada uma primeira unidade de rastreio, com a realização de uma centena de testes por dia, no Multiusos, em parceria com a Unilabs e ARS-Norte. A resposta de testes à covid-19 aumentou, entretanto, com a implementação de uma unidade no antigo edifício da estação da CP.

“A realização de testes aos utentes dos lares está em curso há várias semanas e mesmo no período mais complicado pela ausência de testes disponíveis, a Câmara Municipal de Guimarães garantiu resposta às solicitações dos lares, nomeadamente aos utentes e funcionários sintomáticos”, refere o município.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS