REGIÃO -
Guimarães. São Torcato inaugura obras em dia de elevação a basílica

O Santuário de São Torcato, em Guimarães, foi elevado esta quinta-feira a “basílica menor”, por decisão do Papa Francisco, a solicitação de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, uma oportunidade para a Irmandade inaugurar dois novos equipamentos.

A cerimónia oficial de elevação foi marcada pela inauguração de via-sacra que liga a nova Basílica à igreja matriz de São Torcato, e o novo elevador que facilita o acesso mais aos devotos.

Sem adiantar os montantes envolvidos, Paulo Novais, o juiz da Irmandade de São Torcato, considerou, em declarações à agência Ecclesia, que o primeiro equipamento tem uma “simbólica muito importantes”, uma via-sacra que “une” o antigo mosteiro e a actual basílica, “as duas casas onde São Torcato morou e caminho que fez aquando a transladação”.

PUBLICIDADE

Já o elevador, que liga os parques de estacionamento ao adro, permite que a basílica seja um “templo inclusivo” para as pessoas com mobilidade reduzida ou diminuída, mostrando a “modernidade que o culto e devoção têm, para além da enorme devoção cristã”.

“RESPONSABILIDADE”

O arcebispo de Braga presidiu à celebração da elevação do Santuário de São Torcato a Basílica, num “dia de festa” que representa “uma responsabilidade” para evangelização.

“Para mim hoje é um dia importante, em São Torcato com certeza faz-se a opção e a escolha por permanentemente evangelizar, por permanentemente celebrar em ambiente também festivo a fé, mas ao mesmo tempo é um sinal para toda a arquidiocese reconheça que a sua missão como sempre é evangelizar”, disse D. Jorge Ortiga em declarações à Ecclesia.

O arcebispo de Braga explicou que “a dignidade” que o Papa concede a algumas igrejas “é uma honra, mas também uma responsabilidade”, porque se “devem tornar exemplo”.

“Só a evangelização poderá satisfazer aqueles e aquelas que fazem parte da Igreja. É uma honra, é um dia de festa, mas mais do que isto é uma responsabilidade”, sublinhou.

A celebração desta quinta-feira terminou com uma “oração à natureza” e a bênção do gado.

As celebrações encerram, esta sexta-feira, com um concerto comemorativo de elevação do santuário a basílica pela Orquestra do Norte, pelas 21h30.

A elevação do Santuário de São Torcato a basílica, a 7 quilómetros da Cidade Berço, concretiza uma decisão tomada pelo Papa Francisco a 30 de Setembro de 2019.

Na Igreja Católica há “basílicas maiores” e “basílicas menores”; a palavra basílica, com origem nos termos gregos ‘basileus’ (rei) e ‘basilikos’ (real), era utilizada na Roma antiga para designar grandes edifícios de reunião.

 

Fotos: Ecclesia