Um menino de nove anos ligou para o número de emergência 112 depois de a mãe se ter sentido mal e desmaiado ao volante do automóvel, em Malpica do Tejo, freguesia do concelho de Castelo Branco. A situação ocorreu quando a criança seguia no carro com os dois irmãos gémeos, de seis anos. O episódio foi divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) nas redes sociais.
Segundo o relato do INEM, Rodrigo estava no interior do veículo quando a mãe perdeu os sentidos. Apesar do susto, o menino não entrou em pânico e contactou de imediato o 112. A chamada foi atendida pelo assistente técnico João, a quem explicou: “Chamo-me Rodrigo, a minha mãe tem um problema no coração e tem um pacemaker”.
O profissional pediu-lhe para manter a calma e começou a fazer perguntas para avaliar a situação. Rodrigo, com a voz trémula, repetiu que a mãe estava desmaiada e que os irmãos mais novos se encontravam no carro a dormir. Seguindo as instruções do assistente, o menino tocou na mãe para verificar se estava consciente. Pouco depois, a mulher abriu os olhos, queixando-se de dores no braço esquerdo.
Durante a chamada, João assegurou que se manteria em contacto até à chegada dos meios de socorro. Rodrigo conseguiu ainda indicar a localização aproximada, referindo que se encontrava junto a uma paragem de autocarros, perto do Café Taco, e que o veículo era um Ford Focus.
Ao longo da conversa, o assistente procurou tranquilizar a criança e incentivou-a a acalmar também os irmãos. Já perto do final da chamada, Rodrigo disse ouvir as sirenes dos meios de emergência: “Consigo ouvir tinoni tinoni. Estou a ouvir.” João respondeu-lhe: “Amanhã, podes dizer na escola que foste um herói”, depois de saber que o menino frequentava o 4.º ano.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco chegaram rapidamente ao local, prestando assistência à mulher.
Dias depois, o assistente do INEM deslocou-se à escola de Rodrigo para relatar o episódio à turma. A visita incluiu ainda um momento simbólico, em que o menino vestiu equipamento do INEM e entrou numa viatura de emergência, numa iniciativa registada em vídeo.
Numa publicação na rede social Instagram, o INEM destacou a atitude da criança: “Quando a vida colocou à prova a serenidade de um menino de apenas 9 anos, o Rodrigo respondeu com uma coragem e lucidez dignas de um verdadeiro herói. Dentro do carro, com a mãe subitamente inconsciente e os dois irmãos gémeos mais novos a seu lado, não hesitou: pegou no telefone e ligou 112.”
A publicação acrescenta que “a sua calma e a colaboração exemplar com os serviços de emergência médica foram decisivas para que a ajuda chegasse a tempo”, sublinhando a importância do conhecimento do número de emergência e da capacidade de manter a serenidade em situações críticas.
Ver esta publicação no Instagram



