VILA VERDE

VILA VERDE -

Homem detido por 15 incêndios florestais em vários locais de Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um homem de 36 anos foi detido, na terça-feira, por ser o presumível autor de 15 incêndios florestais, ocorridos entre os dias 23 de Agosto e 2 de Setembro, em várias freguesias de Vila Verde.

De acordo com a Polícia Judiciária (PJ), os incêndios chegaram a mobilizar, no total, 160 operacionais, apoiados por cerca de 50 viaturas e sete meios aéreos.

Em comunicado, enviado esta quarta-feira às redações, a PJ referiu que «várias freguesias do concelho de Vila Verde foram atingidas por uma onda simultânea de incêndios florestais, anormal e nunca vista na região, causando o pânico entre as populações locais».

PUBLICIDADE

No combate aos incêndios, estiveram, além dos bombeiros de Vila Verde, corporações vindas de Amares, Barcelos, Barcelinhos, Viatodos, Braga, Terras de Bouro, Vizela e Vieira do Minho, mobilizando um total de 160 operacionais, apoiados por cerca de 50 viaturas e sete meios aéreos.

No entanto, apesar do enorme dispositivo de combate, «a ocorrência de vários incêndios consecutivos e distantes uns dos outros, obrigou a uma grande dispersão de meios, situação que colocou em perigo várias residências, pela dificuldade de alocação de meios para as proteger com a rapidez necessária».

Estima-se que a área consumida pelas chamas ultrapasse os 300 hectares de floresta, «constituída principalmente por eucaliptos, pinheiros e mato».

«Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente», destacou a PJ.

O suspeito será esta quarta-feira presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.