A Guarda Nacional Republicana deteve um homem de 44 anos por suspeita do crime de incêndio florestal no concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo o tribunal decretado a medida de coação de prisão preventiva.
Em comunicado, o Comando Territorial de Braga da GNR informou que a detenção ocorreu no dia 20 de maio, através do Posto Territorial de Vila Nova de Famalicão, na sequência de um alerta para um incêndio em zona florestal.
À chegada ao local, os militares verificaram que as chamas estavam já a ser combatidas pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e pelos Bombeiros Voluntários de Viatodos. Segundo a GNR, a rápida intervenção das equipas de socorro permitiu impedir a propagação do fogo para uma área de mata florestal contígua ao local de ignição.
No decorrer das diligências policiais, os militares conseguiram identificar o suspeito e proceder à sua detenção em flagrante delito. De acordo com a investigação, o homem terá ateado o incêndio através de chama direta, utilizando dois isqueiros, que foram apreendidos pelas autoridades.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Na mesma nota, a GNR relembra que a realização de queimas de sobrantes e queimadas está sujeita a comunicação prévia ou autorização, conforme previsto na legislação em vigor, alertando para o cumprimento rigoroso das normas de segurança.



