TRIBUTO

TRIBUTO -

Homenagem a João Lobo recorda um dos “maiores vultos” de Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No dia em que completaria 71 anos de idade, João Lobo foi esta sexta-feira homenageado a título póstumo, em Vila Verde, numa ocasião que serviu sobretudo para recordar a vida e obra de um dos «maiores vultos» do concelho.

«O Dr. João Lobo foi e será sempre um dos grandes vilaverdenses, um dos maiores nomes do concelho. É alguém que nos deixa uma saudade enorme e um legado fabuloso que é necessário perpetuar», enalteceu a autarca Júlia Fernandes.

Numa cerimónia carregada de emoção, com a presença da esposa e dos dois filhos do homenageado, a presidente da Câmara de Vila Verde lembrou o «trabalho notável» de João Lobo nos campos jurídico, literário, político, social e cultural, o que fez com que seja «um grande exemplo para todos».

«Temos de o manter vivo, sempre presente, entre nós. É nosso dever e obrigação. Continuará, para sempre, a ser uma referência», reiterou Júlia Fernandes.

Para o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, João Lobo foi um «jurista brilhante», um dos «principais expoentes da profissão no Minho», o que fez com que fosse «muito conhecido e considerado».

Era, no entanto, «muito mais do que isso», destacando-se pelas «qualidades humanas e pessoais», que fizeram com que fosse igualmente professor, político e escritor «de grande sucesso», como sublinhou o presidente da Associação Jurídica de Braga, José Estelita Mendonça.

A homenagem integrou uma palestra a cargo de Fernando Pinheiro, editor da obra literária do escritor, tendo sido igualmente abrilhantada pela Academia de Música de Vila Verde e pelo grupo de teatro “VerdEmCena”, da Escola Secundária de Vila Verde.

Nascido a 14 de Outubro de 1951, em Santa Maria de Mós, no concelho de Vila Verde, João Lobo distinguiu-se como advogado e foi, entre muitos outros cargos, deputado na Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde durante 17 anos.

Na primeira fila do Salão Nobre da Câmara de Vila Verde estiveram os deputados Fernando Negrão, Clara Marques Mendes e Carlos Cação, que se juntaram ao eurodeputado José Manuel Fernandes, ao executivo camarário, ao antigo autarca António Vilela e a muitas outras personalidades que quiseram associar-se à homenagem a João Lobo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.