"SEJA MAIS RÁPIDO QUE UM AVC":

"SEJA MAIS RÁPIDO QUE UM AVC": -

Hospital de Braga promove este domingo corrida e caminhada

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Este domingo, véspera do Dia Mundial do AVC, a Corrida e Caminhada Vital Contra o AVC volta a percorrer as ruas de Braga, com partida na avenida Central, pelas 10 horas, com o lema ‘Seja mais rápido que um AVC’ (Acidente Vascular Cerebral).

Novidade: A edição deste ano distingue os que conquistarem o primeiro lugar da corrida, masculino e feminino, com uma inscrição na Maratona de Madrid, em Abril de 2019, e respectiva viagem de avião de ida e volta.

PUBLICIDADE

São 9 km a correr ou 3 km a caminhar, ambos com partida e chegada na avenida Central. Braga abre, assim, as portas pelo quinto ano consecutivo ao movimento de alerta e sensibilização sobre o AVC e sua consequente prevenção através da necessidade da prática regular de actividade física e hábitos de vida saudáveis. No local decorre, ainda, uma acção dirigida à população de avaliação dos principais factores de risco vascular.

A 5.ª edição deste evento, que conjuga prática desportiva e promoção de hábitos de vida saudáveis, tem inscrições abertas no site oficial do Hospital de Braga (www.hospitaldebraga.pt)

Este evento, que alia desporto, hábitos de vida saudável e prevenção em saúde, é uma organização conjunta do Hospital de Braga com a Sociedade Portuguesa do AVC, a Câmara de Braga, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho e a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, que se junta a esta organização pela primeira vez este ano.

HOSPITAL RECEBE 700 CASOS/ANO

O Hospital de Braga recebe anualmente cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC – sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz da doença.

Nos casos tratados pelo Hospital de Braga existe maior prevalência na faixa etária entre os 45 e os 65 anos, cujos principais factores de risco são o tabagismo, a tensão arterial, a obesidade e o colesterol. A faixa etária acima dos 75 anos tem também grande prevalência, sobretudo no sexo feminino, e a maior causa de risco é a arritmia cardíaca.

O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e um grave problema de saúde pública nos países desenvolvidos. De acordo com dados do Ministério da Saúde por hora, três pessoas sofrem um AVC, o que faz com que os portugueses estejam no topo da média europeia.

Este evento de envolvimento da comunidade conta, ainda, com a parceria de várias entidades que, assim, se juntam a este alerta: Academia CUF, Agrupamento de Escuteiros 660 de Montariol, Associação de Atletismo de Braga, Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha de Braga, INATEL – Agência de Braga, Regimento de Cavalaria n.º 6 e com o apoio da Deeply Zen, Fitness Up, Pingo Doce e Taipas Termal.

www.pressminho.pt

com Fernando Gualtieri (CP 1200)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.