SAÚDE

SAÚDE -

Hospital de Braga reduz tempos de espera na oncologia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga implementou um projecto que facilita a vida aos doentes oncológicos, agilizando os procedimentos para levantar medicamentos e diminuindo os tempos de espera pelos tratamentos.

Em comunicado conjunto, o Hospital de Braga e a consultora Lean Health Portugal, que conduziu o projecto, sublinham que a iniciativa contribuiu ainda para o aumento da taxa de ocupação do hospital de dia oncológico.

PUBLICIDADE

O projecto, desenvolvido entre Fevereiro e Junho, envolvendo uma equipa multidisciplinar do hospital de dia oncológico, começou pela identificação de potenciais desperdícios e ineficiências, para depois se definir um plano de melhoria.

Segundo o comunicado, o projecto resultou, desde logo, na redução de 43% das actividades realizadas pelo doente que vai fazer o levantamento da sua medicação oral.

“Anteriormente, o utente teria de seguir sete passos, tendo a possibilidade de cinco momentos de espera. Actualmente, o circuito do utente reduziu para quatro passos com apenas dois momentos de espera. Percentualmente, verificou-se uma redução de 60% de momentos de espera para o doente”, refere o comunicado.

Acrescenta que, agora, os circuitos do doente passaram a ser centralizados e focados no hospital de dia, “evitando a realização de longas distâncias”.

“A criação de novas regras de agendamento permitiu a entrada de utentes no serviço de forma escalonada, fazendo com que o utente passe a esperar, em média, menos 11 minutos entre o momento em que se senta no cadeirão até à preparação do seu tratamento”, diz ainda o comunicado.

Por outro lado, o projecto contribuiu para um aumento de 50% da taxa de ocupação dos quartos e um “melhor aproveitamento” do espaço.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.