SAÚDE (Braga)

SAÚDE (Braga) -

Hospital de Braga retomou sessões de preparação para o parto e parentalidade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), retomou na quinta-feira o curso de preparação para o parto e parentalidade, sob o mote #ébomnasceraqui.

O curso tem como objetivo conceder às mulheres grávidas e aos seus parceiros ferramentas essenciais para vivenciarem uma experiência de parto positiva. Cada sessão transmite conhecimentos e informações que visam empoderar as mulheres, permitindo-lhes fazer escolhas conscientes e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios das diferentes fases do parto e parentalidade.

As sessões, com duração de uma hora e meia, são direcionadas às grávidas com 28 ou mais semanas de gestação, seguidas na consulta externa do Hospital de Braga. As participantes podem ser acompanhadas pela pessoa significativa que escolherem para estar presente durante o parto e internamento.

“Além das vantagens educacionais, esta iniciativa permite que as grávidas tenham um primeiro contacto com as enfermeiras do Serviço, proporcionando um ambiente de maior segurança, redução da ansiedade e aumento da confiança”, referiu Margarida Esperança, Enfermeira Gestora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS de Braga.

O curso é composto por oito sessões que combinam componentes teóricas e práticas, abordando temas cruciais como o trabalho de parto, amamentação, puerpério e primeiros cuidados ao recém-nascido.

“Alguns dos temas focam a importância da consciencialização corporal e emocional. Na reta final da gravidez, as emoções estão à flor da pele e os desconfortos aumentam, por isso, uma mulher informada consegue arranjar estratégias para lidar de forma mais tranquila com os desafios naturais da gravidez”, explica Margarida Esperança.

Dinamizado por enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia, o curso de preparação para o parto e parentalidade do Hospital de Braga oferece às grávidas uma valiosa oportunidade de preparação e acolhimento.

O acompanhamento às grávidas e respetivos parceiros também é uma realidade nos centros de saúde da região da ULS de Braga, em todos os seis concelhos que a compõem, a cargo das equipas das Unidades de Cuidados na Comunidade, que garante uma maior proximidade da mulher grávida e do casal.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.