SAÚDE

SAÚDE -

Hospital de Braga torna-se o primeiro do país com certificado para formar em ITLS (International Trauma Life Support)

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga tornou-se o primeiro do país com certificação interna do curso ITLS (International Trauma Life Support), cujo seu principal foco é a abordagem prática e sistematizada da vítima de trauma.

Este curso é creditado e conta com reconhecimento internacional, integrando a formação obrigatória em várias especialidades médicas como a anestesiologia. Tem como grandes objectivos a uniformização e o reforço de conhecimentos na área do trauma e resulta da parceria com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

O Hospital de Braga é, assim, o primeiro do país a ter este curso enquanto entidade formadora, contando com 11 profissionais já capacitados para leccionar este tipo de formação.

PUBLICIDADE

O curso ITLS possui uma dimensão teórica e prática e vai decorrer em dois dias, contando com a presença de 3 formadores do Hospital de Braga e 12 formandos de diferentes especialidades (anestesiologia, cuidados intensivos, cirurgia geral, pediatria, ortopedia e do serviço de urgência).

Uma das vertentes práticas do curso é direccionada para a Sala de Emergência e passa também pela «transição do pré para o intra-hospitalar, onde se criam sinergias e se abordam técnicas avançadas de entubação, via aérea difícil, acesso intraósseo e descompressão de pneumotórax».

Esta formação pretende «optimizar as boas práticas e a prestação dos cuidados a este tipo de vítimas», de forma a melhorar a actuação dos profissionais perante situações em contexto de trauma, através de uma acção «mais rápida e sistematizada». 

Para janeiro do próximo ano já está prevista uma nova edição deste curso. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.