SAÚDE

SAÚDE -

Hospital lança ‘Braga respeita quem cuida’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

‘Braga respeita quem Cuida’ é o mote da campanha que visa sensibilizar a comunidade para os impactos da violência no sector da saúde que reúne várias instituições da cidade.

Os promotores da campanha afirmam que a violência no sector da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afectando o desempenho dos profissionais de daúde e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição se revela um desafio não só em Portugal, como em todo o Mundo.

De acordo com a Ordem dos Médicos, entre Janeiro e Outubro de 2021, foram reportadas, na plataforma da Direcção-Geral de Saúde, 752 agressões a profissionais de saúde, sendo mais 27 do que em 2020 (mais 4%) e menos 243 do que em 2019 (menos 24%). 

A maioria das agressões (63%) consistem em ameaças e injúrias, enquanto 23% são agressões físicas e 14% são casos de assédio.

De acordo com o subintendente, Sérgio Barata, coordenador do Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, os utentes são os principais agressores dos profissionais de saúde, contudo os familiares e acompanhantes também representam uma percentagem muito significativa nas agressões.

Promovida pelo Hospital de Braga, esta iniciativa conta com as parcerias do município de Braga, do Comando Distrital e Braga do PSP, do SC Braga, do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I – Braga, TUB – Transportes Urbanos de Braga e Autoridade para as Condições do Trabalho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.