REGIÃO (Esposende)

REGIÃO (Esposende) -

Idosos de Esposende festejam Santos Populares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mil e oitocentos seniores do concelho de Esposende festejaram os Santos Populares, num arraial realizado, esta sexta-feira, na Quinta da Malafaia, em Antas, uma iniciativa que pretendeu ainda combater o isolamento. 

“Estávamos com muitas saudades destes momentos, interrompidos pela pandemia. O facto de estarem presentes 1.800 pessoas é sinal que há vontade e saúde para estar aqui. O município tem feito um trabalho de proximidade, para evitar momentos de solidão à população sénior”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira que anunciou para o início de Setembro o habitual passeio a Fátima.

Integrada no programa Activo Mais, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, a iniciativa visa fomentar o convívio e a partilha entre as pessoas idosas, contribuindo também para “atenuar o isolamento e a exclusão social de alguns deles”.

 “Pretende-se, com este e com mais programas, contribuir para a qualidade de vida da população idosa e para garantir os seus direitos de cidadania, criando respostas adequadas às suas novas necessidades e fomentando a participação activa das pessoas na promoção da sua saúde, autonomia e independência”, complementou Benjamim Pereira.

 Para realizar este evento, o município contou com a colaboração de parceiros privilegiados, como as instituições particulares de solidariedade social, as juntas de freguesia, ou os serviços locais da administração pública. 

Este convívio compreende, também, um trabalho de preparação e ensaio de marchas, processo desenvolvido em rede e que privilegiou o desempenho e colaboração de todas as entidades.

As marchas foram constituídas por elementos de diferentes freguesias, com a marcha ‘Ó Terra Bonita’ a ter como protagonistas elementos das freguesias de Esposende, Mar e Marinhas, além da APPACM – Esposende, do Centro Social da Juventude de Marinhas e da Santa Casa da Misericórdia.

Já a marcha ‘D’Coração’ teve como figurantes elementos das freguesias de Antas, Belinho, Curvos, Forjães e Vila Chã, além de representantes da Associação Social, Cultural e Recreativa de Forjães, do Centro Social da Juventude de Belinho, do Centro Social da Paróquia de Curvos, da Esposende Solidário – Centro Comunitário de Vila Chã, da Fundação Lar Santo António e do Grupo de Solidariedade Social de Antas. 

A concluir, a marcha ‘da União’ teve como interpretes elementos das freguesias de Apúlia, Fão, Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto, além da Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia e do Centro Social Paroquial de Fonte Boa. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.