PAÍS

PAÍS -

Índice de transmissibilidade da covid-19 subiu para 0,88

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu para os 0,88 em Portugal, com uma média de 972 novos casos por dia.

O INSA ressalva, contudo, no seu relatório semanal que, com a cessação do estado de alerta no dia 1 de Outubro, e consequente alteração da testagem, «verificou-se uma descida acentuada na incidência e valor do Rt que podem não corresponder a decréscimos reais».

As estimativas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge apontam que a 6 de Outubro o índice de transmissibilidade se situava nos 0,63, enquanto que no dia 15 de Outubro subiu para 0,92.

O valor médio do Rt (número de reprodução efectivo), entre os dias 11 e 15 de Outubro, foi de 0,88, podendo o seu verdadeiro valor estar entre 0,87 e 0,89 com uma confiança de 95%.

O relatório indica um aumento do índice de transmissibilidade em todas as regiões do país em relação à semana anterior, estimando-se um Rt de 0,84 no Norte, 0,88 no Centro, 0,89 em Lisboa e Vale do Tejo, 0,79 no Alentejo, 0,80 no Algarve.

No comparativo europeu, Portugal apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 120 a 239.9 casos por 100 mil habitantes e um Rt inferior a 1, ou seja, «taxa de notificação elevada e com tendência decrescente».

De recordar que o teste à covid-19 só é comparticipado a 100% quando prescrito por uma unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A partir deste mês cessou também a atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por covid-19 e o subsídio associado, que deixaram de ter um regime especial, passando a beneficiar do regime das outras situações de doença.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.