A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga foi recentemente reconhecida pelo INEM como uma Entidade Acreditada na área de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).
A formação oferecida pelos Bombeiros Sapadores abrange todo o conteúdo relacionado com o Suporte Básico de Vida e o uso do Desfibrilhador Automático Externo (DAE), com uma carga horária de 7 horas. O curso segue as diretrizes do INEM, estabelecendo um rácio de 1 formador para cada 6 formandos.
O objetivo principal desta formação é capacitar os participantes com as competências necessárias para realizar corretamente as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), incluindo o uso de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) em casos de paragem cardiorrespiratória.
Altino Bessa, vereador da Proteção Civil, manifestou o seu contentamento pelo reconhecimento obtido pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga e destacou a importância do investimento em formação contínua. “Mais formação significa mais conhecimento e, por conseguinte, maior capacidade de atuação. O incentivo à formação em SBV e Desfibrilhação Automática Externa reflete as políticas públicas orientadas para a capacitação da população, reforçando a resposta imediata a emergências médicas”, afirmou.
O vereador também frisou a importância da formação em SBV-DAE como um meio crucial para salvar vidas, sublinhando o valor de uma equipa bem treinada e consciente do seu papel em situações de paragem cardiorrespiratória.
Este curso é dirigido a profissionais de saúde, bem como ao público em geral, com idade mínima de 16 anos. Os formandos que concluírem com sucesso a formação receberão um certificado de conclusão com validade de 5 anos.
ovilaverdense@gmail.com