REGIÃO

REGIÃO -

Iniciativa “Cultura para Todos” juntou mais de 100 agentes do território no Alto Minho

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito do projecto “Cultura para Todos”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) juntou, durante dois meses, mais de 100 agentes do território para apropriação de conceitos relacionados com Cultura Acessível.

Estes envolverem técnicos das autarquias com competências nas áreas culturais e sociais, promotores artísticos e instituições locais de acção social, públicas e privadas, em oito workshops de sensibilização e acções de “benchmarking”.

As sessões realizaram-se em regime presencial, nos municípios do Alto Minho, de forma a privilegiar a interação, o debate, a partilha de experiências e as estratégias, com o objetcivo de sensibilizar os participantes para o conceito e relevância do tema da cultura disponível para todos.

PUBLICIDADE

Temas como a definição de conceitos chave no que respeita à diversidade funcional ou a capacidade de identificar as implicações da deficiência na funcionalidade da pessoa foram alguns dos que estiveram em análise, numa iniciativa em que os formandos manusearam diferentes produtos e assistiram a vídeos com testemunhos de pessoas com diversidade funcional.

De acordo com a CIM Alto Minho, esta dinâmica implementada gerou «profícuas discussões em torno dos princípios básicos da comunicação acessível», quer ao nível da educação como dos espaços culturais.

Para além disso, a Comunidade acrescenta que «estas sessões permitiram aquilatar as diferentes perspectivas dos participantes sobre esta temática, gerando uma reflexão mais profunda sobre o modo e a forma como a sua prática pode ser alterada», de forma a favorecer a inclusão de pessoas.

Em complemento a estas sessões, estão ainda previstas para este ano visitas educacionais a instituições públicas e privadas no Norte, Centro e Sul do país, assim como acções sobre três temáticas: projetcos na área da criacção artística, inclusão social através da cultura e espaços culturais inclusivos.

De recordar que a iniciativa “Cultura para Todos” é um projecto da CIM Alto Minho, cofinanciada pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, que vem reforçar o direito de todos os munícipes acederem à cultura em condições de equidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.