BRAGA

BRAGA -

«Inovação é a maior fonte de resiliência dos territórios»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos convidados da conferência internacional “O papel da inovação no Desenvolvimento da Economia Local”, que decorreu esta quinta-feira, 25 de Fevereiro. No debate, organizado pelo Grupo PPE no Parlamento Europeu e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro, o autarca bracarense defendeu que perante a actual crise, causada pela COVID-19, a «inovação é a maior fonte de resiliência dos territórios», dando o exemplo das práticas e procedimentos aplicados na gestão do Município de Braga.

Considerando que «o poder local tem um papel determinante no desenvolvimento económico dos territórios», Ricardo Rio deu como exemplo a criação da InvestBraga, a primeira agência de dinamização económica de base local criada no País que, nos últimos anos, «funcionou como um acelerador do desenvolvimento da Cidade».

«Uma das primeiras iniciativas da InvestBraga foi a elaboração do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico, que contribuiu para a criação de uma visão partilhada para o futuro do Concelho. E foi esta visão partilhada entre todos os agentes do território que contribuiu para a estabilidade das políticas que implementámos e que acabou por colocar Braga no radar do investimento internacional», explicou Ricardo Rio.

Segundo o Autarca, o talento e a criatividade, a inovação e a investigação, assim como o empreendedorismo e as infra-estruturas, são «elementos essenciais ao desenvolvimento sustentado, assumindo-se nos últimos anos como motores do crescimento económico de Braga». Para isso, referiu, muito contribuíram instituições, empresas e estruturas como o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho, os Centros de Investigação e a Startup Braga, todos contando com o ingrediente crucial do talento humano para se afirmarem.

ATRAIR E RETER TALENTO

A capacidade que a Cidade «demonstrou para atrair e reter talento», ao mesmo tempo que «apresentava excelentes níveis de qualidade de vida», foi outro dos pontos focados pelo autarca. A este nível, Ricardo Rio lembrou a criação do “Qualifica IT”, um programa que visa «dotar licenciados desempregados das competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, favorecendo a entrada no mercado de trabalho qualificado nas empresas tecnológicas, existentes na região; e o trabalho desenvolvido pela Rede de Embaixadores Empresariais no Programa Talento».

Nesta Conferência, coube a Ricardo Rio dar conta das boas práticas desenvolvidas no plano local, depois de Frances Fitzgerald, ex-Ministra for Business, Enterprise and Innovation da Irlanda, e Pernille Weiss, deputada ao Parlamento Europeu eleita na Dinamarca, terem apresentado as estratégias de sucesso desenvolvidas por estes dois países, ao nível da captação de investimento, criação de emprego e estímulo à inovação enquanto motor do desenvolvimento dos territórios.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.