ECONOMIA

ECONOMIA -

InvestBraga apoiou 997 projetos empresariais e lidera ranking do Financial Times

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Desde que foi criada, em 2014, a empresa municipal InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, já apoiou 997 projetos de investimento, dos quais 278 internacionais.

Este – diz a sua administração em comunicado – “terá sido, apenas, um dos motivos que levou o Financial Times a destacar Braga no ranking da fDi Intelligence, como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes”.

Só no último ano, – acrescenta o organismo – “a área de Dinamização Económica e Atração de Investimento (DEAI) apoiou 122 projetos de investimento e realizou 260 reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de atividades económicas”.

PUBLICIDADE

Do total dos projetos acompanhados, 42% tiveram origem internacional. “Em 2021, esta percentagem ficava-se pelos 26%, portanto, trata-se de um crescimento de investidores internacionais que procuram Braga para criar novas unidades das suas multinacionais ”, atesta o diretor da DEAI, Gil Carvalho.

No último ano, a DEAI assumiu ainda um papel importante na procura de espaços de localização das atividades económicas, tendo realizado 90 reuniões com facilitadores de investimentos, prestadores de serviços ou proprietários que procuravam oportunidades de investimento. Ao mesmo tempo, ajudou a agilizar 24 processos de licenciamento de novas atividades económicas.

Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista fDi, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em ex aequo com Wolverhampton

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.