BRAGA

BRAGA -

InvestBraga e embaixada do Irão identificam oportunidades de investimento no mercado iraniano

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Metalurgia, energias renováveis, construção, saúde e turismo são algumas das oportunidades de negócio que o mercado iraniano, em particular a região de Yazd, oferece às empresas portuguesas. 

O tema foi abordado no webinar que a InvestBraga realizou, esta terça-feira, em parceria com a embaixada da República Islâmica do Irão em Portugal. Nesta sessão, foi ainda analisada a possibilidade de elaborar um plano de acção para fortalecer a cooperação entre Braga e Yazd, uma das regiões mais empreendedoras daquele país.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, acredita que existem “inúmeras oportunidades de cooperação entre Portugal e o Irão, não apenas a nível nacional, como também a nível local, nomeadamente entre cidades, empresas e outras instituições”.

“À semelhança de Braga, Yazd é uma cidade com uma grande história e um grande dinamismo, com uma presença muito forte do ponto de vista da cultura, da investigação e do empreendedorismo, da inovação, áreas que Braga tem valorizado nos últimos anos e que podem ser fortalecidas entre as cidades e os seus agentes”, referiu o autarca durante a sessão de abertura.

Ricardo Rio referiu ainda que a autarquia “está fortemente empenhada em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”.

Também Morteza Damanpak Jami, embaixador do Irão em Portugal, reafirmou a disponibilidade do seu país em aprofundar as relações comerciais. 

“Apesar da distância geográfica, Portugal e o Irão partilham desde o século XVI uma história comum em termos de política económica”, referiu o embaixador que visitou Braga em Novembro do ano passado.

Segundo o embaixador, entre 2015 e 2018 mais de 180 empresas portuguesas de diferentes sectores de actividade operaram no Irão, a segunda maior economia da região do Médio Oriente e Norte de África, a seguir à Arábia Saudita.

A par de Ricardo Rio e do Embaixador do Irão, o webinar contou ainda com as intervenções de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, Luís Rodrigues, director da Startup Braga, Nader Haghighi, presidente do Portugal-Iran Business Council, Mohammad Reza Ghomi, doresidente da Câmara do Comércio e Indústria de Yazd, Alamdar Yazdi, responsável da  Yazd Industries, Mining and Trade Organization, José Carlos Pereira, International Business Developer e Paulo Vigário, Mota Ceramic Solutions, SA.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.