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Investimento de seis milhões de euros para resolver problemas no Nó de Infias

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A Câmara de Braga e a Infraestruturas de Portugal apresentaram, esta terça-feira, o projecto de intervenção no Nó de Infias, num investimento de cerca de seis milhões de euros que pretende «resolver um dos mais problemáticos sistemas rodoviários» do concelho bracarense.

Em comunicado, a autarquia refere que o projecto de reorganização viária do Nó de Infias e da rede envolvente «prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta».

O projecto, que deverá ser lançado a concurso no último trimestre deste ano, consiste em permitir uma ligação directa e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidireccional com cerca de 220 metros de extensão e 12 metros de largura.

«Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego. Desta forma, os movimentos principais passam a efectuar-se praticamente sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, que deixam de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los», prevê a Câmara.

Citado no texto, o autarca Ricardo Rio lembra que «esta é uma das intervenções mais ansiadas pelos bracarenses e pelos residentes em concelhos limítrofes devido à enorme afluência de muitas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, o que acarreta actualmente muitos problemas no trânsito local».

«Esta é uma solução duradoura, eficaz e com o mínimo de custos possível tendo em conta outras alternativas substancialmente mais onerosas e mais difíceis de concretizar tendo em vista a sua implementação no terreno», referiu.

Rio lembrou que esta solução resulta da parceria estabelecida entre o Município e a Infraestruturas de Portugal através de um protocolo de colaboração assinado em 2019, o qual definiu a repartição dos custos (400 mil euros) para a elaboração do projecto.

O QUE PREVÊ

A intervenção proposta fará com que a actual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN 101, próximo das actuais instalações da “Volvo”.

O autarca adiantou que o começo das obras está previsto para o início de 2023, com o prazo de execução a ser de aproximadamente de um ano.

«Esta solução foi pensada de forma a minimizar o impacto na vida da cidade, uma vez que a sua execução não terá grande interferência na fluidez trânsito porque permite manter a operação do actual nó durante a construção», enalteceu Ricardo Rio.

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