EUROPA

EUROPA -

Isabel Estrada Carvalhais destaca importância da agricultura na promoção da biodiversidade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu aprovou um parecer, do qual Isabel Estrada Carvalhais foi relatora, sobre a Estratégia de Biodiversidade da União europeia para 2030.

«A agricultura tem um papel importante a desempenhar na preservação e promoção da biodiversidade e saúdo a ambição da estratégia, que incentiva para a acção a todos os níveis», referiu a eurodeputada portuguesa.

PUBLICIDADE

Para Isabel Estrada Carvalhais, a UE precisa «travar com urgência» a perda de biodiversidade, conciliando a luta pela sustentabilidade ambiental com a salvaguarda da sustentabilidade social e económica das explorações agrícolas e das florestas.

Acresce ainda o facto de a biodiversidade ser também essencial para garantir sistemas alimentares resilientes e segurança alimentar.

«Daí a importância de uma estratégia como a Estratégia da Biodiversidade 2030 no apontar de caminhos que permitam a salvaguarda do futuro ambiental e agrícola, num esforço que deve envolver toda a sociedade», afirma.

Isabel Estrada Carvalhais  considera que «os agricultores têm de ser incluídos e ouvidos na implementação das medidas e a dimensão social tem de fazer parte da solução».

«A Política Agrícola Comum (PAC) desempenha um papel fundamental na protecção da biodiversidade das áreas agrícolas, pelo que é determinante que os sectores agrícola e florestal sejam incluídos no debate sobre a conservação da biodiversidade e beneficiem de incentivos para a sua protecção», realça.

O parecer agora aprovado na Comissão da Agricultura será partilhado com a Comissão do Ambiente, com o voto em sessão plenária previsto para 22 de Abril.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS