BRAGA

BRAGA -

Já está disponível o Estudo de Públicos da Cultura de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Braga’27 – projecto de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 – disponibilizou no seu website (www.braga27.pt) e redes sociais o estudo “Públicos da Cultura de Braga: 2º semestre de 2020”.

O estudo foi encomendado pelos promotores da candidatura – Município de Braga e Theatro Circo –, ao Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no âmbito da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030 e do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

Os objectivos centrais deste estudo foram passam por «traçar o perfil dos públicos dos equipamentos e eventos culturais de referência no concelho e identificar potenciais novos públicos no território».

A realização do mesmo permitiu também efectuar a «análise da comunicação estratégica do Município e dos equipamentos culturais visados, identificando alguns dos seus impactos para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos. Através dele foi possível ainda quantificar a satisfação dos públicos com a oferta cultural actual na cidade».

ESTUDO QUE INTEGRA TRÊS DIMENSÕES

Este estudo integrou, por isso, três dimensões: uma primeira dimensão de análise, que visou uma aproximação ao contexto cultural da região nas suas mais variadas dimensões, com especial incidência ao Município de Braga, tendo em consideração o trabalho desenvolvido no âmbito da Braga 2020-2030; uma segunda dimensão com foco nas estratégias para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos para a cultura; e uma terceira grande dimensão que se centrou nos públicos actuais e potenciais da Cultura de Braga.

Os inquéritos por questionário foram os «principais instrumentos de recolha de dados nesta terceira dimensão», através dos quais se procurou «reunir contributos para que espaços, equipamentos e organizações culturais de Braga conheçam de forma mais profunda os seus públicos e públicos potenciais».

O relatório final completo deste estudo, bem como o seu sumário executivo, onde se pode consultar as suas principais premissas e conclusões, estão ambos disponíveis para download no website da Braga’27, em: https://bit.ly/3rW3jLP

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.