DESPORTO

DESPORTO -

João Paulo Azevedo (CCP Vila Verde) na Taça do Mundo de Tiro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

João Paulo Azevedo, atirador do Clube de Caça e Pesca de Vila Verde, está integrado na equipa de Tiro de Portugal com Armas de Caça, que vai participar, em Rabat, Marrocos, entre 19 e 23 de Janeiro, na Taça do Mundo.

João Paulo Azevedo, Armelim Rodrigues, José Bruno Faria, José Stofel Santos e Ana Rita Rodrigues competem na disciplina de Trap, numa prova que reúne 224 atiradores de 45 países, em ano fundamental para o apuramento olímpico.

PUBLICIDADE

O atleta da equipa do Clube de Caça e Pesca de Vila Verde, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, aborda a competição que tem início esta quinta-feira.

«Trata-se da primeira prova internacional do ano, estamos no início e para nós, em Portugal, não tem sido fácil treinar devido ao mau tempo, com campos fechados e máquinas avariadas. Mas temos feito estágios e vamos motivados. Acabámos bem o ano de 2022, com quatro atiradores no Programa de Preparação Olímpica, penso que estamos a trabalhar bem», disse João Paulo Azevedo em entrevista ao site do Comité Olímpico de Portugal.

«O ano passado estivemos bem e com um bocadinho de sorte já podíamos ter conseguido um lugar nos Jogos Olímpicos», confessa João Paulo Azevedo, depois de ter sido 11.º classificado no Campeonato do Mundo, em Osijek, Croácia, e de Armelim Rodrigues ter conseguido o 4.º lugar no Campeonato da Europa, em Larnaca, Chipre.

«Estamos confiantes em colocar o Tiro com Armas de Caça de novo nos Jogos Olímpicos», juntou João Paulo Azevedo, que foi 20.º classificado em Tóquio 2020, com 120 pratos partidos em 125.

Em Rabat, estarão em causa três competições: individual (masculina e feminina), equipas (masculinas e femininas) e equipas mistas. Portugal pontuará nas provas individuais masculina e feminina, e também para a prova de equipas masculinas, e competirá ainda em equipas mistas, com a dupla Ana Rita Rodrigues-Armelim Rodrigues.

O Campeonato da Europa a disputar em Setembro, na Áustria, os Jogos Europeus, em Junho, na Polónia, e o Campeonato do Mundo, em Agosto, no Azerbaijão, garantem directamente vagas em Paris 2024, mas os resultados obtidos na Taça do Mundo também dão acesso a pontos para o ranking de qualificação olímpica, que permite o apuramento de um atirador por disciplina.

Foto do COP

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.