MUNDO –  José Inácio Faria integra grupo que visita Bolívia e Peru

MUNDO –
José Inácio Faria integra grupo que visita Bolívia e Peru

O eurodeputado do Partido da Terra José Inácio Faria, membro da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT), integra a delegação de eurodeputados que se deslocará à Bolívia e ao Peru entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março.

A visita tem o objectivo de debater questões de segurança e observar a situação dos direitos humanos na fronteira norte peruana com a Colômbia.

PUBLICIDADE

Durante a visita, os eurodeputados reunirão com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales Ayma.

Já no Peru, visitarão o Centro Binacional de Serviço de Fronteiras e reunirão com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros peruano e da Organização Internacional de Migrações, de maneira a avaliar o impacto das migrações naquele país, especialmente o contingente de refugiados venezuelano.

Em comunicado, José Inácio Faria refere que esta visita «assume suma importância tendo em conta os milhares de refugiados venezuelanos que chegam todos os dias a estes países», no momento em que, na Venezuela, o governo de Nicolás Maduro «é responsável pelo maior êxodo de que há memória naquele país» e impediu a entrada de ajuda humanitária.

Face à conjuntura actual, o cenário migratório no Peru assume a maior importância visto que acolhe mais de meio milhão de migrantes venezuelanos, tendo já pedido refúgio mais de 150 mil venezuelanos, segundo a Agência da ONU para os Refugiados.

«Entendo que só através do reforço da cooperação regional e internacional, do Parlamento Europeu, como é o caso desta deslocação alargada, podem contribuir positivamente para encontrar as soluções necessárias para a crise humanitária que avassala a Venezuela e o seu povo, mais do que qualquer participação pontual no meio do circo mediático», afirma o eurodeputado.