OPINIÃO –  José Manuel Fernandes e José Morais: políticos locais em destaque!

OPINIÃO –
José Manuel Fernandes e José Morais: políticos locais em destaque!

O início deste ano permitiu o destaque e o reforço público de duas figuras vilaverdenses: José Manuel Fernandes, do PSD, e José Morais, do PS.

Fernandes e Morais são hoje, indubitavelmente,  figuras a destacar no cenário político de Vila Verde.

Ambos conseguiram vitórias pessoais de monta, as quais devem ser enaltecidas, independentemente das opções políticas de cada um. São vitórias objectivas, incontestáveis e que revertem, embora de modo diferente, a favor do Concelho.

PUBLICIDADE

José Manuel Fernandes conseguiu a proeza de, pela terceira vez consecutiva, integrar, em lugar elegível, as sempre apertadas listas para o Parlamento Europeu, neste caso pelo PSD.

Este facto torna-se mais relevante dado que a lista passou a ser paritária e, ainda assim, ele subiu de sexto para terceiro lugar. É mais um salto que dá no seu percurso político e não apenas a consolidação de um patamar que tinha atingido.

José Manuel Fernandes torna-se, de forma clara, num dos políticos mais influentes do distrito. É uma figura incontornável no PSD e está numa rampa de lançamento para voos mais altos. Todos os Vilaverdenses devem ficar satisfeitos com esta conquista e devem ver no sucesso de um conterrâneo motivo de satisfação, pois quantos mais Vilaverdenses ocuparem lugares de destaque maior é a probabilidade do Concelho ter investimentos relevantes.

No que diz respeito a José Morais, este viu muitos dos seus esforços junto do poder central produzir efeitos concretos. Reconhecido por ser um lutador e nunca baixar os braços, tem tido uma forte intervenção junto de diversas personalidades e organismos, reclamando investimentos para o concelho, como já há muito tempo não se via.

Este período que agora vivemos é, provavelmente, nos últimos 20 anos, aquele em que Vila Verde maior atenção teve do poder central. Vejamos os casos mais relevantes atribuídos aos esforços de José Morais:

  • a rotunda da Loureira reclamada há mais de uma década é hoje uma realidade;
  • a variante a Vila Verde foi integrada no programa nacional de investimentos, lugar onde nunca antes tinha estado;
  • já está em curso o regadio de Cabanelas, cujo valor ascende a 8 milhões de euros;
  • arranca este ano a requalificação da EN101, no valor de 8 milhões de euros.

Ser-lhe creditado todo este sucesso junto do poder central, sendo apenas vereador da oposição, é, de facto, digno de registo.

Assim, José Manuel Fernandes, pela excelente colocação nas listas para as europeias guindando-o a voos maiores, e José Morais, enquanto responsável pelo cenário do maior investimento em marcha do poder central em Vila Verde nos últimos 20 anos, são, hoje, os políticos locais de maior destaque.

Reconhecê-lo é um acto de clarividência e não compromete ninguém a votar em qualquer um deles.