EUROPA

EUROPA -

José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu, segundo a VoteWatch

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O vilaverdense José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais influente e o sétimo mais influente do Parlamento Europeu (PE).

O ranking relativo a 2020, elaborado pela VoteWatch e que mede a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE, esta segunda-feira dado a conhecer em Bruxelas, apresenta “os deputados europeus mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”.

Fernandes é o mais influente dos 21 eurodeputados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, aparece depois no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, é o 44.º – e o 7.º no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento Europeu, liderado pelo seu presidente David Maria Sassoli.

O parlamentar social-democrata e, consequentemente, Portugal ganham uma influência substancial em comparação com o mandato anterior. José Manuel Fernandes sobe da 44.ª posição, em 2019 – sendo já, então, o eleito português mais influente no PE -; para o 7.º lugar, em 2020.

Fernandes destaca-se pelo seu papel de liderança em vários dossiês relacionados com os recursos próprios da União e o Fundo de Solidariedade, que conferiu assistência a Portugal, Espanha, Itália e Áustria, em virtude dos danos causados por calamidades naturais.

Neste relatório, o termo “influência” indica “em que medida um deputado europeu molda a política da UE, sem considerar a direcção (ideológica) em que essa política é moldada”.

CAPACIDADE DE MUDAR LEIS

A análise estatística do Índice de Influência elaborada pela VoteWatch corresponde ao período de um ano e abrange um período até Agosto de 2020. Para medir os mais influentes, a VoteWatch analisou a influência política, ou seja, a capacidade de mudar a legislação, ganhar votos e moldar debates; e a influência social, medida pela habilidade de alcançar pessoas, moldar a conversa pública e construir uma comunidade de apoio nas redes sociais.

Para a elaboração destes Índices, a Votewatch tem em conta diversos aspectos da actividade de cada eurodeputado, nomeadamente as posições de liderança formais e informais assumidas, a sua participação em Comissões, o comportamento eleitoral e o trabalho legislativo realmente efectuado, entre outros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.