EUROPA

EUROPA -

José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu, segundo a VoteWatch

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O vilaverdense José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais influente e o sétimo mais influente do Parlamento Europeu (PE).

O ranking relativo a 2020, elaborado pela VoteWatch e que mede a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE, esta segunda-feira dado a conhecer em Bruxelas, apresenta “os deputados europeus mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”.

PUBLICIDADE

Fernandes é o mais influente dos 21 eurodeputados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, aparece depois no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, é o 44.º – e o 7.º no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento Europeu, liderado pelo seu presidente David Maria Sassoli.

O parlamentar social-democrata e, consequentemente, Portugal ganham uma influência substancial em comparação com o mandato anterior. José Manuel Fernandes sobe da 44.ª posição, em 2019 – sendo já, então, o eleito português mais influente no PE -; para o 7.º lugar, em 2020.

Fernandes destaca-se pelo seu papel de liderança em vários dossiês relacionados com os recursos próprios da União e o Fundo de Solidariedade, que conferiu assistência a Portugal, Espanha, Itália e Áustria, em virtude dos danos causados por calamidades naturais.

Neste relatório, o termo “influência” indica “em que medida um deputado europeu molda a política da UE, sem considerar a direcção (ideológica) em que essa política é moldada”.

CAPACIDADE DE MUDAR LEIS

A análise estatística do Índice de Influência elaborada pela VoteWatch corresponde ao período de um ano e abrange um período até Agosto de 2020. Para medir os mais influentes, a VoteWatch analisou a influência política, ou seja, a capacidade de mudar a legislação, ganhar votos e moldar debates; e a influência social, medida pela habilidade de alcançar pessoas, moldar a conversa pública e construir uma comunidade de apoio nas redes sociais.

Para a elaboração destes Índices, a Votewatch tem em conta diversos aspectos da actividade de cada eurodeputado, nomeadamente as posições de liderança formais e informais assumidas, a sua participação em Comissões, o comportamento eleitoral e o trabalho legislativo realmente efectuado, entre outros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.