VILA VERDE –

VILA VERDE – -

José Morais (PS) quer que Câmara valorize e potencie a Via Mariana

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O vereador do PS José Morais defendeu, esta quarta-feira, que a Câmara de Vila Verde deve valorizar a Via Mariana, percurso pedestre que liga a Basílica do Sameiro ao Santuário da Virgem da Barca, em Muxia – Espanha, como factor de atractividade turística.

Para o vereador socialista, a autarquia «deve promover a correcta sinalização do percurso, limpar as bermas e o mato que em alguns casos praticamente impede a passagem e promover o albergue de Goães junto destes peregrinos e da associação Via Mariana Luso-Galaica como ponto de acolhimento e dormida».

PUBLICIDADE

Em comunicado, José Morais refere que aquele percurso é «um factor de atractividade de pessoas» e «ajuda a promover o comércio de zonas como o centro da Portela do Vade».

«A estratégia de desenvolvimento do norte do Concelho de Vila Verde deve estar ancorada no turismo, mas fico com a triste sensação de que ainda há muito para fazer nesta matéria», defende.

A Via Mariana é um percurso pedestre que liga a Basílica do Sameiro – Braga, ao Santuário da Virgem da Barca, em Muxia – Espanha, com passagem por cerca de uma dezena de santuários marianos do Minho e da Galiza num um caminho com 382 quilómetros, “guiado” pelos santuários e desbravado pelo interior profundo e desertificado.

«É um percurso lindíssimo, à disposição dos peregrinos, pronto para ser trilhado, que passa por várias freguesias do concelho de Vila Verde e é mais um exemplo do potencial turístico que a nossa terra tem», considera o vereador, que esteve na Portela do Vade com «um dos muitos peregrinos que percorrem a Via Mariana».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS