BRAGA

BRAGA -

José Pedro Castanheira vence prémio de literatura Maria Ondina Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

José Pedro Castanheira é o vencedor do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga pela sua obra “Volta aos Açores em Quinze Dias”, editada pela Tinta-da-China.

O júri, coordenado por José Manuel Mendes e constituído por Cândido Oliveira Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho, distinguiu esta obra, por unanimidade, por considerar que se trata de um “diário de bordo” que “ultrapassa o jornalismo e transforma-se numa partilha com o leitor de uma experiência rica de convivências humanas e não só, das mais elementares às mais profundas”.

Ainda segundo o júri, “ao longo desta aventura náutica, cheia de peripécias, contratempos e ameaças (que vão do irónico ao aterrador), o jornalista vai-se transformando no Narrador assumido, no cronista nada reformado, em contradição absoluta com a expressão que a dado passo utiliza para se qualificar”, de forma irónica.

Nesta 6.ª edição da Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga, concorreram obras publicadas no ano de 2022.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 12.500 euros. A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.