Kintsugi – a arte das imperfeições

Por Carolina Pereira

Relata a história que durante o período Muromachi no Japão, o shogun japonês Yoshimasa devolveu à China uma tigela de chá de porcelana quebrada, para que esta fosse reparada. Porém, o que este recebeu em retorno foi uma peça reconstruída com agrafos de metal.

Perante este cenário, o descontentamento de Yoshimasa foi de tal modo intenso, que pediu aos artesãos japoneses uma reparação esteticamente mais agradável. Assim, os artesãos restauraram as falhas da peça, cobrindo-as de resina misturada com pó de ouro.

Esta técnica tornou-se tão difundida, que alguns colecionadores foram acusados de partir cerâmicas propositadamente, para que pudessem ser reparadas, nascendo assim a arte kintsugi.

Ora, numa altura onde a palavra respeito é cada vez mais destacada esta arte apresenta-se como a metáfora para os desafios que a sociedade atual exige: ao unir as peças quebradas com ouro, não se pretende só realçar as falhas, mas, salientar que os objetos não perdem o seu valor por possuírem imperfeições, reforçando a certeza de que há beleza além das cicatrizes e que são estas que tornam todas as peças reconstruídas por técnica, únicas.

Ainda assim, a sociedade acostumou-se a disfarçar as diferenças: quer seja com um sorriso camuflado ou através de um filtro das redes sociais, ou seja, a perfeição tornou-se uma forma de estar, onde as falhas não são bem-vindas e, por isso, devem ser suprimidas.

Concluindo, todos os estigmas que condenamos atualmente, no nosso quotidiano, e que passam pela intolerância, acabamos por aplicá-los a nós próprios. Infelizmente, o século XXI, ainda tem demonstrado ocorrências de falta de tolerância perante as minorias e comunidades não conformes com as regras sociais primitivas. Contudo, esta técnica que remonta ao século XV, invoca um exemplo exímio acerca não só da igualdade, como também da sustentabilidade.

A forma como o kintsugi interfere no modo como observamos o mundo, distancia-se do significado de mera técnica de reconstrução e transforma-se numa filosofia de vida, que interpreta as imperfeições como fatores de evolução.

E, ao aplicá-la a um quotidiano onde muitas circunstâncias nos desapontam, atinge-se um estado pleno que nos permite assimilar a amplitude do conceito respeito: respeito pelas diferenças, pelas experiências de vida, pelo envelhecimento, pela aceitação e tolerância.

Tal como as rugas, estas “rachaduras” contam a história que todos nós vivemos, do processo de criação e destruição, do recolher os pedaços e criar algo novo.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais