REGIÃO –

REGIÃO – -

Leica lança binóculo 100% made in Famalicão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro de Competências e Serviços da alemã Leica apresentou o primeiro produto 100% made in Famalicão. O investimento, de acordo com Pedro Oliveira, administrador da empresa, foi de 2,5 milhões de euros.

Trata-se de um binóculo da gama Trinovi, inspirado no monóculo que a Leica desenvolveu para a Missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong a tornar-se o primeiro homem a pisar a Lua, e já disponível em todo o mundo, nas mais de 70 lojas da Leica (onde se conta a da rua de Sá da Bandeira, no Porto), e que tem um preço de cerca de 1100 euros.

PUBLICIDADE

Na visita à Leica, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, ficou a saber de Pedro Oliveira, administrador da marca germânica que o novo Centro de Competências e Serviços “é uma aposta que vai permitir prender a empresa em Portugal” e “assegurar a próxima década ou até a próxima geração”. O gestor sublinhou ainda a importância deste centro como sendo um dínamo para “alterar o rumo da Leica em Portugal”.

NOVOS PROJECTOS

O Centro de Competências responde por cerca de 20 jovens investidores e já está a trabalhar em novos produtos, existindo já protótipos ao nível de objectivas, lentes e produtos ópticos.

A ambição da Leica Famalicão é lançar novos produtos made in Portugal, provavelmente ainda este ano ou em 2021. Uma das atenções da empresa é a ‘smartphonização da fotografia’, o que Pedro Oliveira designou de “segunda revolução digital”.

O autarca famalicense sublinhou a relevância de pela primeira vez haver “um produto Leica 100% made in Famalicão”, que é colocado no mercado mundial.  Paulo Cunha destacou ainda a evolução da Leica no concelho, com a crescente aposta na inovação, no conhecimento e em trabalhadores qualificados.

“A qualidade dos recursos humanos está a acrescentar valor ao concelho”, afirmou, acrescentando que esse “reconhecimento de competências tem levado à aposta na indústria de capital intensivo, sendo sinónimo de melhor produtividade e de melhor remuneração”.

Em 2013, a Leica inaugurou as suas novas instalações em Famalicão. Dos cerca de 600 trabalhadores que emprega, 343 estão na empresa há mais de 20 anos e 142 há mais de 30. Encerrou o último ano fiscal com um volume de facturação de 52 milhões de euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.