DESTAQUE - Lenços de Namorados brilham em exposição internacional no México

DESTAQUE -
Lenços de Namorados brilham em exposição internacional no México

Os Lenços de Namorados, ou lenços de Amor, são o centro de uma exposição temática internacional organizada pelo Museu Regional de Guadalajara, México, a comemorar 100 anos de existência. A inauguração decorreu esta sexta-feira, com a presença da Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca. Juntaram-se entidades mexicanas e o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela. O artesão vilaverdense, Fernando Rei, natural de Aboim da Nóbrega, está também presente, a bordar ao vivo para os milhares de visitantes de um dos museus mais importantes da América Latina.

“Variaciones sobre una tradición: de los pañuelos de Amor a los bordados com pesia” é o tema genérico da exposição que estará patente naquele espaço até ao próximo mês de Fevereiro.

PUBLICIDADE

«A história dos lenços de namorados, os produtos e seus derivados, a sua mensagem poética de raiz popular e os valores positivos que transmitem, para além de serem guardiões de uma cultura ancestral da qual nos orgulhamos muito, levaram Vila Verde a incentivar e a dinamizar, juntamente com o Ministério da Cultura de Portugal, esta exposição numa das maiores salas de exposição internacional», refere o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela, a partir de Guadalajara.

O edil vilaverdense destaca ainda que «Vila Verde, enquanto maior impulsionador da divulgação e promoção dos Lenços de Namorados e da sua mensagem, não podia estar mais contente por esta oportunidade e pela projecção que ela encerra».

MAIOR FEIRA DO LIVRO DA AMÉRICA LATINA

Em paralelo, esta tarde, Portugal apresenta-se na maior feira do livro da América Latina, em Guadalajara, onde dispõe de um pavilhão de divulgação de livros, autores e editores de língua lusa.

Mais uma oportunidade para divulgar os lenços de namorados, com a presença de Fernando Rei a promover o bordado ao vivo e a contactar com os diferentes interlocutores visitantes do certame.

ovilaverdense@gmail.com