REGIÃO

REGIÃO -

Limpeza de sanitários nas praias e nas áreas de lazer assegurada pelo município de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende vai financiar os encargos com a limpeza dos sanitários instalados nas praias e nas áreas de lazer do concelho, sendo que a autarquia refere, em nota divulgada, estar «ciente da importância e da necessidade de garantir as adequadas condições de higiene e de segurança» nestes locais.

Dessa forma, a Câmara Municipal aprovou a a concessão de apoios financeiros às Juntas de Freguesia para a execução de acções de limpeza de sanitários de apoio às praias e Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, num investimento global de 24 000 euros.

Em causa estão os encargos com os recursos humanos e o material de limpeza necessário para assegurar a manutenção e higienização dos equipamentos de apoio em diversas praias.

PUBLICIDADE

Estas incluem a da Foz do Neiva (Antas), S. Bartolomeu do Mar, Suave Mar (Esposende), Cepães e Rio de Moinhos (Marinhas), Ofir (Fão), Ramalha e Apúlia.

Para além disso, também fará parte no apoio ao sanitário existente no Castro de S. Lourenço, sendo a logística assegurada pelas Juntas de Freguesia de Antas e de Vila Chã, e pelas Juntas de Freguesia das Uniões de Freguesia de Belinho/Mar, Esposende/Marinhas/Gandra e Apúlia/Fão.

NADADORES SALVADORES E PRAIAS PARA CÃES

Entre outras medidas, o Município vai disponibilizar, anualmente, infraestruturas de apoio em quatro praias concelhias, essenciais para o cumprimento dos critérios referentes ao galardão Bandeira Azul da Europa – Apúlia, Ofir, Suave-Mar e Cepães – e ao galardão Praia Acessível – Cepães e Apúlia.

De modo a garantir a segurança dos banhistas, a Câmara Municipal vai assegurar também a colocação de nadadores-salvadores nas praias onde não existe concessionário, nomeadamente em Cedovém/Pedrinhas – Apúlia, e em Rio de Moinhos – Marinhas.

Para além disso, a autarquia destaca a existência de duas praias para cães, uma situada na zona norte do concelho, entre a Praia Suave Mar Norte e Cepães e outra em Apúlia, a sul da Praia da Ramalha.

Com esta medida, integrada no Plano Estratégico Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal, o Município pretende «assegurar um local específico, com as condições necessárias, para permanência e circulação de animais de companhia».

A tudo isto, o Município destaca o acréscimo da colocação de bibliotecas de praia, aliando a actividade balnear à promoção do livro e da leitura, equipamentos que estarão disponíveis nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.