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“Linha 1400” recebeu cerca de 74 mil chamadas no primeiro ano

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A “Linha 1400″ – Linha Nacional de Assistência Farmacêutica celebra o seu primeiro ano de actividade no «apoio aos portugueses no acesso rápido a medicamentos nas farmácias». Desde a sua criação, a 24 de Março de 2020, o serviço já recebeu 73.813 pedidos de assistência.

Em nota enviada, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) revela que «os dados do primeiro aniversário da “Linha 1400″ mostra que os utilizadores avaliam o serviço prestado em «4,53 numa escala de 1 a 5, sendo que cerca de 75% dos beneficiários não hesitaria em recomendá-la a um amigo ou familiar».

A responsável pelo centro de atendimento da Linha 1400, Marisa Gomes, aponta que «o número 1400 pode ser utilizado para planear visitas à farmácia, reservar ou encomendar medicamentos, e tem também como finalidade apoiar as pessoas a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm uma disponibilidade mais reduzida. A utilização da linha é ainda particularmente recomendada à noite, nomeadamente após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente».

«CERCA DE 43% DO TOTAL DOS CONTACTOS TELEFÓNICOS FORAM FEITOS DURANTE O PERÍODO NOCTURNO»

«Cerca de 43% do total dos contactos telefónicos foram feitos durante o período noturno», em que a Linha 1400 identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e que tenha disponibilidade para responder aos pedidos dos cidadãos, evitando deslocações desnecessárias.

A rapidez no atendimento é outro dos factores em destaque no balanço deste primeiro ano de actividade da Linha 1400. Quanto ao tempo médio de espera é de 20 segundos.

«O serviço garante a cada cidadão que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. Este é um serviço que veio para ficar e que em muito tem contribuído para facilitar a vida dos portugueses, especialmente em contexto de pandemia», acrescenta Marisa Gomes.

LINHA TELEFÓNICA GRATUITA

A linha telefónica gratuita foi lançada pelas farmácias no primeiro confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, de forma a garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e a um aconselhamento farmacêutico.

A linha está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e cobre todo o território nacional. Em Fevereiro de 2021, o serviço passou também a estar disponível online.

O serviço prestado pela Linha 1400 «cumpre as boas práticas de farmácia e de distribuição, testadas em projectos-piloto que decorreram em Bragança e Loures».

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