VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Livro “Eliete” deu o mote para nova sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu, na tarde desta quarta-feira, a 5º sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento, difundida por videoconferência para as Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, pólo de Gualtar e de Azurém, de Boticas, de Montalegre e Paredes de Coura. A sessão centrou-se no livro “Eliete”, de Dulce Maria Cardoso, e contou com a análise e interpretação de Alberto Serra, jornalista com vasta experiência profissional na rádio, televisão e jornais.

Nota ainda para a participação especial do artista plástico Maciel Cardeira, que ao longo da sessão produziu uma obra plástica tentando retratar alguns dos temas e abordagens levantadas.

O Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, Ismael Graça, apontou, sobre a obra – que entre outras temáticas aborda a influência das redes sociais – que «há uma artificialidade nas redes sociais, daquilo que é a vida real. Reflectem um alvo, pois há uma tentativa de mostrar o que queremos mostrar. Acabam, por isso, por reflectir o que a sociedade é».

PUBLICIDADE

Para Alberto Serra, a obra fica marcada por uma palavra: «solidão». «As redes sociais são consequência de uma conjuntura, onde as pessoas usam, abusam chegando alguns a ficar dependentes. Quanto menor a realização pessoal, maior é a tendência de a encontrar nas redes sociais».

SOBRE A OBRA

A obra retrata a vida normal de uma mulher, Eliete, o seu passado e o seu presente, um forte sentimento de mediocridade e de solidão que a acompanham, mesmo tendo uma vida profissional activa, uma família e uma grande amiga. Esta vida rotineira é abalada por uma sucessão de acontecimentos que provocam grandes reviravoltas, levando-a a reflexões que alteram a sua conduta, sofrendo grandes influências das redes sociais e de uma determinada aplicação web.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro de 2019

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.