BRAGA

BRAGA -

Livro sobre pianista Helena Sá e Costa apresentado na UMinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O edifício dos Congregados da Universidade do Minho, no centro de Braga, recebe esta quarta-feira, às 17h00, a apresentação do livro “Helena Sá e Costa – Fotobiografia”, sobre esta insigne pianista e compositora portuense.

Os comentários cabem à professora Ana Gabriela Macedo, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, e ao musicólogo Bruno Caseirão, da biblioteca da Parques de Sintra. Vão estar também presentes Helena Costa Araújo e Henrique Gomes de Araújo, os coordenadores deste livro de 400 páginas, que é editado pela Afrontamento e prefaciado pelo professor Rui Vieira Nery.

A sessão inclui ainda uma atuação dos pianistas Luísa Tender e Luís Pipa, com as peças “Nocturno nº 1” de Chopin, “Segundo andamento da sonata k330” de Mozart e “Rapsódia op. 85” de Scharwenka. A iniciativa tem entrada livre e é organizada pela área de Ciências Musicais do Departamento de Música e pelo Centro de Estudos Humanísticos da UMinho.

Helena Sá e Costa (1913-2006) atuou várias vezes a solo ou em concerto de câmara na cidade de Braga, nomeadamente no Theatro Circo, e pontualmente com a sua irmã violoncelista Madalena Sá e Costa. Nasceu numa época de ouro da vida musical do Porto, sendo neta de Bernardo Valentim Moreira de Sá, fundador do Conservatório de Música do Porto, e filha dos pianistas Luiz Costa e Leonilda Moreira de Sá e Costa. Atuou depois em dezenas de países e colaborou com diversas orquestras, compositores e músicos, como Pablo Casals e Arthur Grumieux.

Recebeu a Medalha de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura e da Cidade do Porto e o Prémio Almada, entre outros. No seu obituário, o “Jornal de Letras” afirmou que “a história contemporânea do piano em Portugal pode contar-se através de um nome, Helena Sá e Costa”, e “a crítica internacional reconhece-lhe ‘a compreensão perfeita’ de Bach, Mozart, Beethoven”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.