VILA VERDE –  Loja de Turismo recebe exposição do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

VILA VERDE –
Loja de Turismo recebe exposição do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Loja Interactiva do Turismo de Vila Verde terá patente ao público, a partir desta quinta-feira, uma exposição alusiva ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), comemorado, todos os anos, a 18 de Abril, desde 1982.

Em 2019, o tema proposto, “Património e Paisagem Rural”, insere-se em grande medida nos “Princípios relativos à Paisagem Rural enquanto Património”, adoptados pela Assembleia Geral do ICOMOS em 2017 e na percepção de que as zonas rurais são paisagem, sendo essa mesma paisagem também património.

PUBLICIDADE

A Câmara de Vila Verde associa-se às comemorações desta data, através de uma exposição de alfaias e utensílios ligadas à ruralidade do território.

«O concelho de Vila Verde tem sabido valorizar e salvaguardar o património rural, bem como os saber-fazer ancestrais, através da realização de eventos como a Rota e a Festa das Colheitas, a criação e estruturação de percursos pedestres e ecovias em espaços rurais, devolvendo a sua fruição aos vilaverdenses e visitantes», refere a vereadora Júlia Fernandes.

Segundo a ICOMOS, este dia constitui uma oportunidade para sensibilizar a comunidade e o público em geral para a pertinência do património e das paisagens rurais, para as questões de conservação e protecção que lhes são inerentes, promovendo a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo entre mundos nem sempre compatíveis enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade.