ROTA DAS COLHEITAS –  Loureira revive malhada do feijão no próximo domingo 

ROTA DAS COLHEITAS –
Loureira revive malhada do feijão no próximo domingo 

O segundo fim de semana da Rota das Colheitas está a chegar e é fértil na recriação de práticas agrícolas tradicionais. Depois da malhada de centeio (Aboim, dia 10), chega a vez de ver a forma e a cor do feijão.

De 11 a 15 de Agosto, a Loureira está em festa com o Arraial do Emigrante e a 3ª edição da malhada de feijão está agendada para o próximo domingo, pelas 18h30, na Ponte Nova.

PUBLICIDADE

O público não precisa de ficar apenas a assistir e, se assim o desejar, também pode malhar e peneirar o feijão à moda antiga.

O domingo começa com pratos bem quentes de feijoada e só depois começa o encontro de folclore para queimar os excessos do almoço. A seguir, a população será testemunha da verdadeira malhada tal e qual como era feita no passado.

Para o presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, a iniciativa é uma prova viva como a tradição não desapareceu.

«Não podemos deixar que a nossa história, a nossa tradição morra. Temos que mostrar às gerações mais novas como as coisas se faziam antigamente. A malhada do feijão é uma prática agrícola que tem muito valor para a terra», frisa.

O autarca refere também que a produção da semente em causa é feita totalmente nos terrenos da freguesia.

«Tudo é feito cá. Penso que isso ainda torna a atividade mais especial para a população local», vinca.