O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é candidato à liderança da Federação Distrital de Partido Socialista de Viana do Castelo, atualmente presidida por Vítor Paulo Pereira, que ocupa o cargo há quatro anos.
A informação foi confirmada pela Comissão Política Distrital do PS, em comunicado enviado à agência Lusa, dando conta de que o anúncio foi feito na noite de sexta-feira, durante uma reunião daquele órgão partidário.
Segundo a estrutura distrital socialista, a candidatura de Luís Nobre apresenta-se como “um projeto mobilizador, agregador e profundamente comprometido com o território”, assente numa visão de unidade e construção coletiva, com o objetivo de reforçar a ligação do partido à sociedade civil e às preocupações concretas da população.
Após o anúncio, Luís Nobre defendeu que “este é o tempo de unir, de mobilizar e de construir um partido socialista mais forte, mais aberto e mais próximo”.
O autarca sublinhou ainda que a candidatura surge num contexto exigente, marcado por desafios económicos e sociais relevantes, apontando prioridades como o custo de vida, habitação, saúde, mobilidade, desenvolvimento económico e criação de emprego qualificado.
“Não podemos desperdiçar a energia coletiva que existe no nosso distrito”, afirmou, defendendo uma federação “presente no terreno, capaz de escutar, envolver e responder”.
Luís Nobre destacou também a necessidade de evitar o isolamento do Alto Minho, defendendo uma maior ligação do território às dinâmicas nacionais e regionais.
A candidatura assume ainda como prioridade o reforço da organização interna do partido, valorizando militantes de base e estruturas concelhias, promovendo uma cultura de participação e responsabilidade partilhada.
“Quero um partido vivo, participado, que ouve e que age”, afirmou, acrescentando que o PS deve estar “aberto à sociedade e comprometido com respostas concretas”.
Luís Nobre não irá recandidatar-se à liderança da concelhia socialista de Viana do Castelo, cuja eleição está também marcada para 19 de junho, data em que decorrem as eleições para a estrutura distrital.
O congresso distrital do PS está agendado para 11 de julho.



