REGIÃO

REGIÃO -

Mais de 700 mordomas de sete países desfilam na Romaria d’Agonia

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O desfile da mordomia da Romaria d’Agonia, que no dia 18 percorre as principais ruas de Viana do Castelo, conta com uma participação ‘recorde’ de 709 mulheres de sete países.

Em comunicado, a Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Agonia adiantou que as 709 mulheres, residentes em seis países, além de Portugal, têm uma média de idade de 32 anos. Registam-se participações de França (22), do Luxemburgo (13), Andorra (11), Reino Unido (2), Espanha (1) e Suíça (1).

PUBLICIDADE

“É um número impressionante que nos deixa orgulhosos, pelo interesse que o desfile cada vez mais desperta nas mulheres de Viana do Castelo, mesmo aquelas que hoje não vivem cá ou simplesmente se identificam com as nossas tradições, perpetuando-as”, afirmou o presidente da Comissão de Festas, António Cruz, citado na nota.

António Cruz destacou também o interesse “de mulheres, de todas as idades, a quererem participar no desfile”. São mais de uma centena face à edição de 2019, o último ano em que se realizou.

“Mesmo de Portugal, vamos ter participantes de distritos como Lisboa, Braga, Viseu, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra ou Bragança. É um desfile do melhor que temos em Viana do Castelo, ao qual dão rosto mulheres de todo o país e do estrangeiro”, sublinhou o responsável.

O desfile da Mordomia é um dos principais e mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, com centenas de mulheres trajadas e ouradas a desfilar ao longo de cerca de duas horas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo.

Um desfile que regressa após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, realizando-se a no dia 18, a partir das 16h00.

De acordo com as inscrições recebidas pela VianaFestas, entidade que organiza as festas do concelho, “os trajes mais representativos no desfile serão o à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho, o à Vianesa de Geraz do Lima e o de ‘Mordoma Preto Colete Vela Votiva”.

MAQUILHAGEM NÃO

Como habitualmente, o desfile da Mordomia integra ainda mulheres trajadas da Ribeira vianense, trajes de Morgada e de Lavradeira Rica, de Mordoma, e à Vianesa representativos de todas as freguesias do concelho.

O desfile, que se realiza desde 1968, estabelece os 14 anos como idade mínima de participação, a ausência de maquilhagem ou unhas pintadas ou de gel, a obrigatoriedade de uso de peças de ourivesaria tradicional portuguesa e de trajes tradicionais de Viana do Castelo.

Os cinco dias de festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia deste ano serão marcados por 45 momentos. Do programa, destaca-se no dia 17 de Agosto a alvorada festiva e os concertos musicais, bem como a primeira revista de gigantones e cabeçudos e encontro de desgarradas e cantares ao desafio.

No dia 18 sai à rua o tradicional Desfile da Mordomia, com centenas de mulheres vianenses trajadas e ouradas a percorrerem durante a tarde as ruas da cidade de Viana do Castelo.

Na sexta-feira, 19, destaque para a confecção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira, que durante a madrugada voltam a ser confeccionados após dois anos de interrupção, devido às regras para contenção da pandemia de covid-19.

No dia 20 dia da padroeira, feriado municipal é retomada a tradicional procissão ao mar e o fogo do meio ou da santa, tradicional sessão de fogo de artifício.

A festa de 2022 encerra no domingo, dia 21, com o cortejo histórico e etnográfico à tarde, e a habitual serenata de fogo de artifício junto ao rio Lima.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.