ÚLTIMA HORA -
Mais dois casos suspeitos de coronavírus no Hospital de Braga

Mais dois casos suspeitos de coronavírus Covoi-19 deram entrada esta sexta-feira à noite no Hospital de Braga, nenhum deles do distrito, apurou o PressMinho / “O Vilaverdense”.

Segundo fonte daquela unidade hospital (que não adianta idades nem sexo), estes casos de suspeita encontram-se em isolamento e aguardam que o Porto comunique os resultados dos exames efectuados.

PUBLICIDADE

“Encontram-se em isolamento e tranquilos”, acrescenta a mesma fonte, ouvida pelo PressMinho este sábado de manhã.

O hospital bracarense, explica, criou uma “equipa especializada”, que “já activou”, para fazer face à “situação de emergência” criada apelo novo coronavírus.

A mesma fonte desmente as notícias vindas a público que dão conta de falta de recursos que garantam a segurança de utentes, pessoal médico, de enfermagem e auxiliares nos hospitais.

“Não é verdade. O Hospital de Braga tem tudo o que é necessário. Não faltam, por exemplo equipamentos de protecção individual”, diz, assegurando que “pelo que sei” toda a equipa destacada para estes casos “faz o seu trabalho sem preocupações desse género”.

“Esta a criar-se em Braga e em todo o país um alarmismo injustificado, não só devido às notícias falsas, mas também porque com demasiada frequência são tornadas públicas informações inexactas e erróneas”, afirma, acrescentando que “é muito difícil gerir a informação”, daí que “tenha sido determinado que a divulgação de dados sobre o evoluir do coronavírus no nosso país seja da responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde”.

No entanto, a mesma fonte reconhece que está “muito preocupada” com a eventualidade de aparecerem casos confirmados de Covid-19 por contágio professor/professor e professor/aluno.

“Um cenário de contaminação nas comunidades escolares vai ser um verdadeiro teste à capacidade de resposta de todas as unidades de saúde”, garante.

Entretanto, a RTP avançou que há dois novos casos de infecção com Covid-19. São duas mulheres que foram internadas no Hospital de S. João, no Porto, com ligações a outro doente.

Sobe assim para 15 o número total de casos positivos em Portugal. Dez estão no hospital de S. João.

Portugal regista 15 infecções confirmadas de Covid-19, algumas das quais resultantes de três cadeias de transmissão.

O boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado na sexta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), dava conta que o número total de casos suspeitos era, sexta-feira à noite, de 181 desde o início do ano, entre os quais os 30 que se encontravam ao final do dia a aguardar resultados dos exames laboratoriais

Com Fernando Gualtieri (CP 1200)