BRAGA

BRAGA -

Manuel Heitor visita a Ínsula das Carvalheiras em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou esta segunda-feira, a Ínsula das Carvalheiras cujo projecto de musealização vai permitir um maior conhecimento da história da cidade de Braga.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e pelo vereador Miguel Bandeira, o ministro ficou a conhecer em pormenor o projecto que resulta de uma parceria entre o município de Braga e a Universidade do Minho, que realizou um “exaustivo trabalho de investigação e interpretação dos achados arqueológicos da Ínsula das Carvalheiras”.

Durante a visita, Ricardo Rio referiu ainda que Braga “é actualmente um verdadeiro laboratório na área do património onde técnicos municipais, investigadores e alunos interagem para a salvaguarda e descoberta de Bracara Augusta”. 

PUBLICIDADE

“A par das Carvalheiras, esta interacção entre academia e autarquia verifica-se no projecto de reabilitação do Convento de S. Francisco e poderá ser replicada no Teatro Romano”, acrescentou 

Com o concurso a ser lançado até ao final do ano, o projecto de musealização das Carvalheiras vai propiciar uma “verdadeira viagem no tempo”, com a entrada num Centro Interpretativo que terá uma dimensão moderna e tecnológica e com um percurso até ao interior deste espaço que constitui um importantíssimo legado romano. 

De referir que no conjunto arqueológico das Carvalheiras estão a decorrer aulas práticas de campo da Licenciatura e do Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS