VILA VERDE (Valdreu)

VILA VERDE (Valdreu) -

Mar de gente na Bênção dos Animais em Mixões da Serra

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foi no alto do Valdreu, no Santuário de Santo António de Mixões da Serra, que decorreu o regresso de uma das mais icónicas e pitorescas tradições da região: a Bênção dos Animais.

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, esta retoma foi acompanhada por um verdadeiro mar de gente que encheu por completo o espaço do Santuário, num cenário em que as pessoas se misturavam com os imensos animais que por ali passavam.

Bovinos, equídeos, galos, pássaros ou até animais de companhia: foram centenas de animais que se perfilaram no exterior do Santuário para darem cor a esta tradição secular, que despertou a curiosidade de todos e que proporcionou tamanha enchente nesta manhã de domingo.

A cerimónia começou abrilhantada pela banda musical de Aboim da Nóbrega, que desfilou ao ritmo da música em direção ao Santuário, acompanhada pelas palmas e pelo entusiasmo da multidão.

A música deu lugar à fé e seguiu-se o momento da eucaristia campal, onde as centenas de pessoas se voltaram para o Santuário e foram acompanhando a missa, que reuniu os presentes num momento de comunhão e união entre todos.

No final da mesma, a mensagem foi clara: era hora de abençoar os animais que ali marcaram presença. Dessa forma, seguiu-se o momento pelo qual todos esperavam e formou-se um autêntico cordão humano em redor dos animais que se preparavam para a famosa bênção.

Desde os animais de estimação até aos bovinos mais imponentes ou cavalos mais majestosos, todos estes foram benzidos enquanto o olhar dos presentes seguia de perto o momento. Sem perder pitada, as pessoas iam fotografando e comentando cada bênção em cada animal diferente, fazendo-se sentir a euforia e entusiasmo desta pitoresca tradição.

Por fim, a seguir a este momento, houve espaço para a procissão dos animais abençoados, sendo que, da parte da tarde, a festa vai continuar ao som dos cantares e danças populares do Rancho Folclórico de Bravães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.