JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Marcada para Novembro decisão sobre recursos dos assaltantes do banco Santander

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Tribunal da Relação de Guimarães realizou uma audiência de julgamento dos recursos apresentados, no caso do assalto ao banco Santander, em Braga e a dez vivendas no Minho, pelo Ministério Público de Braga e por sete advogados de defesa. A seguir anunciou para 2 de Novembro a decisão final.

Na última sessão, o Ministério Público insistiu na tese de que os principais arguidos têm de ser, também, condenados, por associação criminosa, enquanto os advogados de defesa disseram que não houve “associação” e que os arguidos foram condenados com “prova indirecta”. E remeteram para o teor dos documentos escritos em que sustentam a tese.

Como “O Vilaverdense” em tempo noticiou, cinco dos principais arguidos foram condenados em Dezembro de 2020 no Tribunal de Braga por furto qualificado, a penas de prisão efectiva, entre os 11 e os cinco anos e dez meses.

Ao todo, dez pessoas foram julgadas por assaltos ao banco Santander, em Braga, e a dez vivendas, nos distritos de Viana do Castelo e de Braga. O roubo ao banco rendeu 4,2 milhões de euros em dinheiros e jóias. Mas os advogados de defesa dizem que não houve “associação” e que os arguidos foram condenados com “prova indirecta”.

Os juízes condenaram, ainda, mas com a pena suspensa, um arguido, agente da PSP de Ponte de Lima, Carlos Alfaia, a três anos de prisão, e outros três a penas de dois anos ou inferiores. Um deles foi absolvido. Todos foram ilibados de associação criminosa.

As penas mais pesadas foram para o trio que furtou os cofres de 52 clientes do banco: Joaquim Fernandes, tido como o “cérebro” do grupo, foi condenado a 11 anos, enquanto os arguidos Vítor Fernandes e Miguel Almeida vão cumprir, respectivamente, nove e oito anos e dois meses.

Dos cinco condenados, apenas um, Vítor Fernandes, está em prisão preventiva.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.